Cara a cara com os pequenos negócios da cidade e do campo: tendências para 2023
Cara a cara com os pequenos negócios da cidade e do campo: tendências para 2023 Read More »
Atender o consumidor por onde ele quer ser atendido, em seus diversos momentos de consumo: isto é omnicanalidade. É o consumidor quem está no comando da transformação digital e o papel do varejista é promover esta confluência sem atrito de canais. E os dados mostram a importância de atender esta expectativa, já que 62% dos consumidores assumem que já desistiram de uma compra por causa de uma experiência ruim (Fonte: CX Trends 2022). Este movimento é ainda mais forte quando falamos das novas gerações, que já nasceram digitalizadas, são hiperconectadas, não separam os mundos físico e digital e ainda demandam por Super Serviços, ou seja, por serem super bem atendidos em qualquer ponto de contato com a marca. Hoje, mesmo que o digital não represente a maior parte das vendas em alguns segmentos, como no varejo supermercadista, é apenas através dele que as empresas conseguem remover a fragmentação e costurar a unificação dos canais e dos relacionamentos neste tecido omnicanal. Em resumo, o digital é a arena da omnicanalidade. As novas gerações já trazem esta nova cultura, mas foi o contexto da pandemia que catalisou uma transformação massificada de muitos anos em apenas dois deles, tendo impactado nossas vidas em amplos sentidos, como moradia, ensino, serviços e, especialmente, nossa cultura de consumo, que sofreu uma mudança definitiva. Na Torrid’s, varejista americano do segmento plus size fashion, o cliente omnicanal fez 7,8 compras e gastou 3,2 vezes mais que o cliente monocanal em 2020. No Brasil, os clientes online da C&A (de site e aplicativo) gastaram o dobro do que nas lojas físicas, e as vendas pelo WhatsApp já representaram metade do total digital da empresa, que foi de R$ 900 milhões em 2021. No varejo supermercadista, o report anual do Grupo Pão de Açúcar apresentou que o gasto dos clientes omnicanais é, em média, 2,7 vezes maior do que um cliente loja física. Outros efeitos da utilização de tecnologia digital a favor da omnicanalidade são: O que podemos observar é que esta redução nos custos de comunicação e aumento nas linhas de receita dos clientes omnicanais, resultam em um aumento de rentabilidade. Cada R$ 1 investido em ativações omnicanais gera 5 vezes mais margem incremental. O investimento na estratégia omnicanal é, na verdade, um investimento na experiência de compra e no relacionamento com o cliente, que não enxerga o canal, mas sim, a sua marca. Um investimento com retorno certo. _______Palestra de Fernando Bravo Elias, CEO e fundador da VipCommerce, na APAS SHOW 2022.
Omnicanalidade – Atender o consumidor por onde quer ser atendido Read More »
A busca é um dos recursos mais utilizados no site pelo cliente que está ativamente comprando ou tentando localizar um produto para adicionar ao carrinho. Este campo, além de permitir que o seu cliente encontre as informações que deseja com facilidade, é uma ferramenta muito poderosa para estimular venda de produtos específicos que podem estar atrelados a ações de trade com a indústria. Na plataforma VipCommerce é possível definir produtos que devem ser exibidos nos primeiros resultados quando o cliente realizar uma busca no site e aplicativo. Por exemplo: ao priorizar 3 refrigerantes da marca X, quando o cliente digitar “refrigerante” na busca, esses 3 refrigerantes previamente definidos serão apresentados no topo da busca. Como utilizar este recurso para aumentar vendas? Este recurso pode estar atrelado a algumas estratégias de vendas, como a de impulsionamento de produtos de marca própria ou a parcerias de trade com a indústria. Parcerias estratégicas, nesse sentido, são capazes de gerar ótimos resultados e, atualmente, a indústria tem encontrado boas chances de crescimento mútuo com redes de supermercados que mostram interesse em apresentar soluções para trabalhar forte no marketing digital. Algumas oportunidades: A campanha digital pode contemplar banner, push, vitrine e também a priorização dos produtos da marca parceira. É possível apresentar ao fornecedor o recurso da priorização como um “anúncio no Google”, afinal, os produtos são mostrados junto aos primeiros resultados na busca do site. Aproveite também para avaliar os termos mais pesquisados no seu site, uma vez que isso poderá ajudar a direcionar ações mais assertivas em sua estratégia, além de melhorar o posicionamento de produtos.
Crie oportunidades de vendas com o recurso busca Read More »
Diferentemente da loja física, a gôndola digital é elástica, possibilitando ao varejista oferecer um sortimento e uma experiência ainda mais amplos aos seus clientes. A compra online de supermercado acontece principalmente através da barra de busca e a facilidade em se trocar de bandeira quando um ou mais itens não são encontrados é grande. Mais um bom motivo para que o sortimento oferecido seja o mais completo possível. Produtos de maior valor agregado tendem a ser melhores geradores de tráfego no ambiente online do que as commodities, já conhecidas por este papel nas lojas físicas. Do ponto de vista de ofertas, oferecer cupons de desconto e gratuidade de frete são tão importantes quanto as rebaixas de preço para incentivar as vendas. E como fazer sua mensagem chegar ao seu cliente? Veja alguns dos meios mais relevantes: Vender online não é tão diferente assim de vender offline. Só é preciso adaptar um pouco o mindset e aproveitar todas as vantagens que o canal traz, tanto para o varejista expandir suas possibilidades de venda, quanto para seus clientes terem mais opções de relacionamento com suas lojas favoritas.___________Palestra de Patricia Quintiliano, Head de Growth Marketing da VipCommerce, na APAS SHOW 2022.
Estratégias de marketing para alavancar os… Read More »