Com a primeira loja inaugurada em 1973, em Campinas, a rede paulista Enxuto tem se inspirado em cases de inovação mundo afora para se destacar no interior paulista. O Grupo Enxuto alia o melhor da experiência digital e do atendimento humanizado, seja em minimercados localizados em condomínios residenciais, com o uso de robôs autônomos de entrega ou com a adoção de carrinhos inteligentes que contabilizam e finalizam as compras.
Desde 2016, a varejista passa por um processo de reinvenção e, em 2018, lançou uma nova bandeira: o Enxuto Aqui. A proposta da bandeira é atender não somente a compra emergencial, mas também ser uma despensa da casa do cliente, com mais de 1.000 produtos disponíveis levando conforto e segurança, além de toda a praticidade.
Em constante inovação, o Grupo lançou também o enxuto.com, e-grocery para facilitar as vendas e proporcionar mais comodidade aos seus clientes. Nessa modalidade, o consumidor faz suas compras on-line e pode receber direto em casa ou retirar em alguma das lojas do Enxuto. “Vimos na VipCommerce uma solução completa e de fácil implementação”, conta Fabricio Lobo, Gerente de E-commerce do Enxuto.
A iniciativa para o Enxuto escolher a VipCommerce partiu do diretor de tecnologia do grupo, que a viu funcionando bem em outras redes e percebeu que era uma solução de ponta-a-ponta e com implantação rápida.
A VipCommerce oferece, nativamente, diversas ferramentas muito importantes para o sucesso da operação de um supermercado on-line. Com base nisso, Fabricio Lobo, relata vantagens e melhorias de processos com a implantação do sistema: “Achei o sistema muito completo do início ao fim”. O varejista completa citando melhorias da taxa de conversão e queda da taxa de rejeição, além do avanço na ampliação do sortimento de 7 mil para 12 mil itens.
Durante a implantação, o time do Enxuto teve reuniões semanais com a equipe VipCommerce e, a cada semana, um novo recurso era ativado. “O processo de implantação é muito fluido”, completa.
Com relação às integrações, “a Vip oferece opções para o supermercadista que dificilmente vemos em outras plataformas”, comenta. Um exemplo eram os problemas enfrentados com os produtos de validade curta na operação online. “Já havia na Vip uma tratativa específica para esses casos junto ao nosso ERP”, diz Fabricio Lobo.
Outro caso foi a implantação do CD Express: “Nós nos deparamos com uma dificuldade, mas a VipCommerce apresentou uma solução que não conhecíamos e já resolveu este ponto também.” conta Fabricio Lobo.
Para Fabrício, a VipCommerce entrega o principal do mercado: “Eles são especialistas em supermercado, então temos contato com pessoas muito experientes e acostumadas ao cenário específico do nosso setor. Tenho conversas das mais triviais até as mais filosóficas com eles, pensando em mercado e diferenciação”.
Ele ainda resume a empresa com uma só palavra: “Parceira. O time da Vip é nota mil, o pessoal realmente dá um suporte muito legal e isso é algo que até então nenhuma plataforma que tive contato deu esse suporte que a Vip oferece (…) São pessoas que realmente se preocupam com o sucesso da operação.”
O Enxuto, que está se transformando digitalmente, afirma que a intenção do grupo é aumentar ainda mais sua atuação no online. “Hoje, podemos afirmar que certamente falamos muito mais do conceito de omnicanalidade e a VipCommerce tem um papel muito importante neste processo”, alega Fabricio Lobo. Ele explica que a comunicação no digital é a mesma da loja física. O objetivo é que, nos próximos anos, o digital esteja totalmente integrado, dando continuidade à estratégia omnichannel do grupo.
Enxuto é um grupo de supermercados presente nas cidades de Campinas, Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro. A história do Grupo Enxuto teve início com o empreendedor João Batista Gonçalves, em 1963, que revendia arroz comprado a granel e ensacado como “Arroz Enxuto”. Com o sucesso de vendas do produto, em 1967 fundou a Cerealista Alvorada, com o intuito de atuar na área de secos e molhados, na qual comercializava, aproximadamente, cem produtos diferentes.
Adepto da transformação digital, o grupo Enxuto segue acompanhando tendências do segmento de supermercados, mantendo a qualidade do serviço que, cada vez mais, está fortemente atrelada à tecnologia.