A busca é um dos recursos mais utilizados no site pelo cliente que está ativamente comprando ou tentando localizar um produto para adicionar ao carrinho.
Este campo, além de permitir que o seu cliente encontre as informações que deseja com facilidade, é uma ferramenta muito poderosa para estimular venda de produtos específicos que podem estar atrelados a ações de trade com a indústria.
Na plataforma VipCommerce é possível definir produtos que devem ser exibidos nos primeiros resultados quando o cliente realizar uma busca no site e aplicativo. Por exemplo: ao priorizar 3 refrigerantes da marca X, quando o cliente digitar “refrigerante” na busca, esses 3 refrigerantes previamente definidos serão apresentados no topo da busca.
Como utilizar este recurso para aumentar vendas?
Este recurso pode estar atrelado a algumas estratégias de vendas, como a de impulsionamento de produtos de marca própria ou a parcerias de trade com a indústria. Parcerias estratégicas, nesse sentido, são capazes de gerar ótimos resultados e, atualmente, a indústria tem encontrado boas chances de crescimento mútuo com redes de supermercados que mostram interesse em apresentar soluções para trabalhar forte no marketing digital.
Algumas oportunidades:
- Promover produtos que oferecem uma maior margem de lucro, como os produtos de marca própria;
- Promover produtos que por algum motivo não aparecem no topo das pesquisas no site e negociar com o fornecedor verba para realizar a ação e um preço promocional para oferecer ao consumidor;
- Promover produtos que tenham uma escrita mais elaborada para facilitar a apresentação dos resultados da busca para o consumidor. Exemplo: Salsicha frankfurter ou Cervejas Eisenbahn/Heineken;
- Promover produtos com alto nivel de estoque;
- Promover produtos “encalhados”.
A campanha digital pode contemplar banner, push, vitrine e também a priorização dos produtos da marca parceira. É possível apresentar ao fornecedor o recurso da priorização como um “anúncio no Google”, afinal, os produtos são mostrados junto aos primeiros resultados na busca do site.
Aproveite também para avaliar os termos mais pesquisados no seu site, uma vez que isso poderá ajudar a direcionar ações mais assertivas em sua estratégia, além de melhorar o posicionamento de produtos.