Diferentemente da loja física, a gôndola digital é elástica, possibilitando ao varejista oferecer um sortimento e uma experiência ainda mais amplos aos seus clientes.
A compra online de supermercado acontece principalmente através da barra de busca e a facilidade em se trocar de bandeira quando um ou mais itens não são encontrados é grande. Mais um bom motivo para que o sortimento oferecido seja o mais completo possível.
Produtos de maior valor agregado tendem a ser melhores geradores de tráfego no ambiente online do que as commodities, já conhecidas por este papel nas lojas físicas.
Do ponto de vista de ofertas, oferecer cupons de desconto e gratuidade de frete são tão importantes quanto as rebaixas de preço para incentivar as vendas.
E como fazer sua mensagem chegar ao seu cliente? Veja alguns dos meios mais relevantes:
- Aplicativos: 72% dos consumidores utilizam tanto o desktop quanto o aplicativo para fazer compras e podem receber push notifications com ofertas personalizadas;
- E-mail marketing: 15% dos usuários descobrem ofertas através do e-mail, que pode responder por 15% a 20% do faturamento de uma loja online;
- Live commerce: muito utilizado na China, está começando a pegar também no Brasil. Enquanto a taxa de conversão do e-commerce gira em torno de 2%, a do live commerce alcança 16%;
- Google Ads: 11% dos usuários encontram as lojas nos buscadores, em especial no Google. Os anúncios geolocalizados são aqui indicados, respeitando os limites de delivery;
- Redes sociais: o Brasil é o terceiro país do mundo que mais tempo gasta nas redes. São 3h42 por dia e 17% dos usuários encontram lojas por lá. No caso dos anúncios pagos, é possível criar uma base com o perfil dos melhores clientes como parâmetro e utilizar recursos como o Look-a-Like;
- Influenciadores: dê preferência aos micro influenciadores (até 70 mil seguidores), que costumam ter taxas de engajamento e conversão mais altas. Uma forma de encontrá-los é digitando a seguinte busca no Google: k followers site:instagram.com “sua palavra-chave”. Exemplo: k followers site:instagram.com “café”. Se preferir, acrescente o nome da cidade ou Estado para limitar os resultados.
Vender online não é tão diferente assim de vender offline. Só é preciso adaptar um pouco o mindset e aproveitar todas as vantagens que o canal traz, tanto para o varejista expandir suas possibilidades de venda, quanto para seus clientes terem mais opções de relacionamento com suas lojas favoritas.
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Palestra de Patricia Quintiliano, Head de Growth Marketing da VipCommerce, na APAS SHOW 2022.