A geração Z brasileira é a que possui maior afinidade com as compras online quando comparada ao restante da América Latina, segundo o relatório Geração Ctrl-Z, publicado pelo Grupo Consumoteca.
Os dados coletados nos mostram como essa geração é avançada no consumo digital:
- 48% dos Z’s brasileiros apontam algum app de site de compras como os principais do seu smartphone (versus 33% da média latina);
- 46% classificam seu acesso à internet como muito bom (versus 35% da média latina);
- 43% adquiriram algum cartão de crédito de banco nos últimos três meses (versus 23% da média latina);
- 47% apontam algum app de delivery como os principais dos seus smartphones (versus 27% da média latina);
- 72% usam a internet para pagar contas (versus 53% da média latina);
O estudo também afirma que esses jovens estão mais interessados nas sensações que o consumo proporciona do que na construção de uma identidade a partir das marcas e itens que consomem. Para eles, consumir é um ato de autocuidado.
Esta jornada começa muito antes da compra, na interação com a experiência visual de outros compradores. Nos canais online, mas principalmente nas redes sociais como Instagram, YouTube e Tik Tok, o consumo é posto como conteúdo. Com diferentes formatos e narrativas, é possível conhecer e experimentar visualmente novos produtos e serviços.
Bons produtos e relacionamento são os pontos mais valorizados pelos brasileiros desta geração como fonte de valor para uma marca. E como ficam questões como sustentabilidade? Eles esperam posturas éticas das empresas, mas não significa que estejam dispostos a consumir menos.
Para uma geração que nasceu digitalizada, não existe separação entre os mundos físico e online, pressionando o varejo a caminhar cada vez mais em direção à omnicanalidade.
Sua empresa já está preparada?